top of page

Segredos da Maré


Em Mangue Riders o panorama pode mudar radicalmente em menos de uma hora. Voltar na maré cheia é lindo e sempre procuramos dar o maximo de emoção sem perigos.

O rio se transforma, a cor das aguas e as raizes cobertas merecem nossa visita. O melhor dia ( na verdade sempre é lindo, até com chuva ) é justo antes da lua cheia, a maré va encher muito, muito mesmo e no fim da tarde começa a descer deixando a trilha com muita agua mais calma e transparente além da lua aparecer entre as folhas do mangue.

Tem algums dias e periodos do ano em que acontecem as chamadas marés do século, Só não aconselho ir nos dois dias posteriores as luas cheia ou nova destes periodos. Existe um coeficiente de maré, variavel entre 20 e 120 e quando é maior que 110 correspondem a marés especiais. Esse coeficiente pode ser consultado neste link http://www.tabuademares.com/br/bahia/morro-de-sao-paulo .

Já fiz tres vezes com coeficiente 110 e achei muito bom, as referencias da trilha desaparecem e tem que ter muita intuição além de conhecer de cor os minimos detalhes. O complicado é o movimento das aguas e as ondas que quebram dentro do mangue podem te jogar contra as raizes e também complica levar mochila, por isso nesse dias é bom esperar que a maré comece a baixar, momento em que es aguas se acalmam mesmo ainda muito altas.

Se tiver alguem querendo adrenalina vamos lembrar que neste 2015 vamos ter coeficiente 117 na terçã 29 de setembro, o maior dos próximos 33 anos, e podemos ir no Mangue :)

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page